NOVOS CURSOS
 
Veja também nossos cursos de YOGA
Cursos de férias

DIA 09/01 – CURA PELOS CRISTAIS Os cristais são usados para obtenção de força, desenvolvimento pessoal e para práticas de cura. O curso é indicado a pessoas comuns, assim como aos profissionais da área de saúde que podem incorporar o poder de cura dos cristais e das pedras preciosas à sua vida pessoal.

DIA 16/01 – MAL DE ALZHEIMER Aprenda como prevenir e atenuar o Mal de Alzheimer. Trata-se de um programa de saúde, que aprimora a memória e a mente. “Pequenos esforços trazem grandes benefícios.”

DIA 23/01 – MEDITAÇÃO Meditar é buscar o silêncio que existe dentro de você, mas que se perde na agitação do dia-a-dia, na confusão de pensamentos e emoções. A meditação é um grande medicamento: faz bem para o corpo, para a mente e para o espírito.

DIA 30/01 - FLORAIS Para todos interessados em conhecer o método natural de cura da terapia floral, adquirindo noções básicas e importantes desta terapia complementar.

CURSO PRÁTICO DE SHIATSU Técnica oriental com massagem através da pressão digital. Acupuntura com os dedos, equilibrando o emocional e mental, eliminado o stress. Estimulam as glândulas e órgãos, melhorando a digestão, prisão de ventre, dores de cabeça e coluna.

DATAS: 09 a 30 DE JANEIRO (SOMENTE AS SEXTAS-FEIRAS)
HORÁRIOS: 14 ÁS 18H
LOCAL: CLINICA PONTO DE EQUILIBRIO
AV. CONTORNO, 4614 10º ANDAR FUNCIONÁRIOS

COORDENAÇÃO: PROFA. MARIA JOSÉ MARINHO
Vagas limitadas. Faça sua reserva

INFORMAÇÕES: 3223-8340  3225-4222 - www.pontoequilibrio.com.br

Intensivo de Ashtanga Vinyasa Yoga
O Ashtanga Vinyasa Yoga é uma modalidade dinâmica, pois sua prática utiliza as posturas da tradicional Hatha-Yoga, em séries fixas e precisas. Ao sincronizar movimento e respiração, o praticante produz um intenso calor corporal. O benefício da prática é alcançado, por meio da transpiração, proporcionando uma profunda melhora na circulação e desintoxicação dos órgãos internos. Programação:

1º domingo
*Yoga além de asanas
*Serie A completa
*Meditação com mantras

2º domingo
*Suria namaskar como essência da pratica
*Serie A completa
*Transformando tensão em força

3º domingo
*Pranayamas
*Serie A/B
*Posturas em dupla

4º domingo
*Thistana ( vinyasa/bandha/drist)
*Serie B
*Yoganidra

DATAS: 05,12,19,26 DE OUTUBRO
HORÁRIOS: 8 ÁS 12H
LOCAL: CLINICA PONTO DE EQUILIBRIO
AV. CONTORNO, 4614 10º ANDAR FUNCIONÁRIOS

COORDENAÇÃO: PROFA. MARIA JOSÉ MARINHO
PROFESSOR: JAY GAURANGA (JÚNIOR CESAR)
CERTIFICADO AO FINAL DO CURSO

INFORMAÇÕES: 3223-8340  3225-4222 - www.pontoequilibrio.com.br

KUNDALINI YOGA
A Kundalini Yoga trabalha o corpo, ajuda a esvaziar, acalmar e clarear a mente, e isso, proporciona a interligação do ser.
Ela tem a habilidade de dar um brilho radiante, que na verdade se trata de luz. E seguindo esta luz, o praticante se sente, naturalmente, elevado e feliz

Esta yoga é fisicamente desafiadora, mas sua prática é viável para qualquer indivíduo. A prática proporciona benefícios para corpo e mente, às vezes, podendo sentir o resultado em pouco tempo, uma questão de 3 (três) minutos de prática.

Trabalhar mente, corpo e espírito, de forma interligada, é possível, mas, para isso é necessário manter os olhos fechados. Ao fazer isso, o praticante penetra em um mundo amplo, na realidade, um mundo mais forte e bonito.

A primeira parte da prática de Kundalini Yoga é o aquecimento, onde se toma o tempo necessário para adequar-se às respirações e aos movimentos, feito isso, inicia-se para a segunda parte é que mais aeróbica, acelerando o coração e deixando o espírito vivo. Então, em seu terceiro momento, após realizar toda essa atividade, deve-se acalmar o corpo por meio de uma meditação. E por fim, termina-se a prática com um relaxamento e uma meditação mais calmante.

CURSO DE KUNDALINI YOGA
PERIODO: MAIO E JUNHO
INICIO: 10 DE MAIO
HORARIO: 8:00 ÀS 12:00
LOCAL: CLINICA PONTO DE EQUILIBRIO
AV. CONTORNO, 4614 10º ANDAR FUNCIONÁRIOS

COORDENAÇÃO: PROFA. MARIA JOSÉ MARINHO
PROFESSOR: SWAMI MANANESHVARA NANDA
CERTIFICADO AO FINAL DO CURSO

INFORMAÇÕES: 3223-8340  3225-4222 - www.pontoequilibrio.com.br

CURSO DE MANTRAS INDIANOS
Saiba como entoar mantras e entrar em harmonia com o cosmos.
Seja para relaxar, meditar ou simplesmente oferecer um prazer aos ouvidos, não há como negar que os mantras, embalados por melodias e ritmos criados a partir de instrumentos específicos, nos levam a uma dimensão superior, mais espiritual e divina.

A palavra mantra provém do sânscrito - um idioma sagrado da Índia Antiga. Atualmente, o sânscrito é considerado um idioma morto, como o latim, utilizado apenas por algumas classes de monges hindus e tibetanos.

O que significa
Etmologicamente, a palavra Mantra deriva da raiz MAN e do sufixo TRA. MAN, por sua vez, deriva da palavra MANAS (mente e significa pensar. TRA indica instrumentalidade e deriva da palavra TRANA, que significa controle.

Podemos dizer que mantra é uma combinação de sons que nos auxilia a controlar a própria mente. Num sentido mais amplo, pode ser definido como uma combinação de sons, feita dentro de uma certa disposição rítmica, com o fim de emitir vibrações sonoras que produzam efeitos determinados sobre a mente humana e sobre o ambiente em que vivemos.

Finalidades
Os mantras podem ter finalidades diversas:
Há mantras para:
- elevar o nível de consciência
- desenvolver a espiritualidade
- despertar poderes psíquicos
- invocar proteção
- tranquilizar a mente
- facilitar a concentração, etc.

Origem
Acreditam os hindus que ele tenha surgido há dez mil anos, a partir da revelação de um dos principais livros sagrados da Índia - o RIG VEDA.

Ao longo do tempo, os hindus criaram inúmeras versões sobre a origem dos mantras, todas de igual importância. A mais conhecida delas traz como protagonista o Senhor Shiva cuja função, dentro da tríade sagrada hindu, é destruir o universo para que esse seja reconstruído por Brahma e um novo ciclo se inicie.

Segundo a lenda, enquanto Shiva realizava a dança do universo, alguns aforismos foram ouvidos juntamente aos sons emitidos pelo pequeno tambor que ele tocava para acompanhar a própria dança. Esses aforismos, então, receberam o nome de mantras.

Segundo outra versão, milhares de anos atrás, os sábios e os yoguis meditavam nas cavernas onde reinava o silêncio absoluto. Retraíram suas mentes dos sons do corpo físico, focalizando-as nos centros de energia vital (chacras). Estes sábios ouviram 50 diferentes vibrações dos sete chacras e traduziram-na através das cordas vocais em 50 letras, dando origem ao alfabeto do idioma sânscrito. Em seguida, através de inúmeras combinações dessas letras, foram criados os mantras.
Fonte: “Segredos dos Mantras” - Meeta Ravindra

Em torno do mantra foi formulada na Índia toda uma ciência esotérica chamada Mantra Sastra ou Mantra Vidya. Fundamentada nessa ciência surgiu o Mantra-Yoga, que pode ser considerado a aplicação prática desse conhecimento. De acordo com os ensinamentos do Mantra-Sastra, os mastras são manifestações do Absoluto (Shabda Brahma), em seu aspecto sonoro.

Curso será ministrado aos sábados (dois por mês) no Ponto de Equilíbrio, iniciando no dia 02 de junho, no horário de 16:00 às 18:00hs, num total de 10 aulas.
Coordenação de Maria José Marinho
Ministrado pelo mestre Jay Gauranga

Para os alunos do Curso de Formação de Yoga é gratuito.
Outros interessados neste curso, entrar em contato com o Ponto de Equilíbrio.
CURSO DE LAYA-YOGA
Indicado para: nervosismo, insônia, angústia, ansiedade, depressão

O laya-yoga que constitui o cerne do tantra-Yoga, gira em torno da “reabsorção” ou “dissolução” (laya) dos elementos sutis e outros fatores da psique ou mente até que esta chegue à realização extática (samâdhi) e, por fim, à libertação. A palavra Laya é derivada da raiz lî, que significa “dissolver-se” ou “desaparecer”, mas também “aderir” e “permanecer preso”. Essa dupla conotação da raiz lî está presente na palavra laya. O laya-yogim busca dissolver-se na meditação mediante a adesão única e exclusiva ao Si Mesmo transcendente. Busca transcender todos os vestígios de memória e todas as experiências sensoriais pela dissolução do microcosmo, da mente, no transcendente Ser-consciência-Beatitude. Seu objetivo é o de desmontar aos poucos o seu universo interno por meio da contemplação intensa até que só reste a única Realidade transcendente, o Si Mesmo.

O Laya-yoga é um ataque direto contra a ilusão da individualidade. É como esplicou Shyam Sundar Goswami, que escreveu o livro definitivo sobre esse tema:

Laya yoga é aquela forma de yoga na qual o yoga, que é o samâdhi, é atingida por meio de laya. Laya é a concentração profunda que provoca, etapa por etapa, a reabsorção dos princípios cósmicos pelo aspecto espiritual do supremo Poder-Consciência. É o processo de reabsorção dos princípios cósmicos na concentração profunda, libertando assim a consciência de tudo o que não é espiritual; nessa concentração profunda se domina o divino poder luminoso e enrodilhado, chamado kundalini.
Constantemente a clínica oferece cursos diferenciados. Para submeter um curso a nossa apreciação, favor entrar em contato, via site ou pelo telefone 31 3225-4222.

Para saber sobre novos cursos, veja a página CALENDÁRIO.

 
CLÍNICA PONTO DE EQUILÍBRIO - Profª Maria José Marinho
Todos os direitos reservados.
Av. do Contorno, 4614 / 10º andar • Funcionários
Belo Horizonte • MG • Tel [31] 3225 4222 / 3223-8340